Instituição

  • História
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O STELLA MARIS é um clube do “APOSTOLADO DO MAR” – Obra Internacional Pontifícia da Igreja Católica, para assistência social, moral e espiritual aos tripulantes e suas famílias, das marinhas de comércio e de guerra que demandam o porto de Leixões. Depende hierarquicamente do Bispo da Diocese do Porto e da “Comissão Pontifícia para a Pastoral das Migrações e Turismo” da Santa Sé.

Põe em prática as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) a que o nosso País aderiu n.º 138 e 142 de 1970 e a de 1987, bem como a n.º 163 de 1987, sobre o “Bem-estar dos marítimos nos navios e nos portos”.

Colabora com a secção marítima da “International Christian Maritime Association” (ICMA, da qual faz parte, bem como os  “Seamen´s Center” e “Mariner´s Club” de vários países.

A nível nacional é uma “Instituição Particular de Solidariedade Social” e membro da respetiva “União” (UIPSS”.

O Stella Maris de Leixões foi inaugurado a 25 de novembro de 1961. Está instalado num prédio cedido pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, localizado em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, alarga o âmbito das suas atividades colaborando com as Companhias e Agências de Navegação, Departamentos Marítimos e Portuários, Autarquias Locais, Instituições de Segurança Social, Associações, Clubes Desportivos, etc.

Nos serviços prestados, o Stella Maris não faz distinção de nacionalidade, cor, categoria profissional, ideologia política ou credo religioso. Interessa-lhe, apenas, o HOMEM que tem como profissão a vida do mar. Dada a sua finalidade humanitária e de solidariedade cristã, não persegue interesses materiais ou lucrativos, por isso a sua sobrevivência deve-se a subsídios, mais ou menos generosos, e mais ou menos certos de entidades públicas e particulares e das receitas que lhe advém da prestação de alguns serviços (dormidas, bar, etc).

O Stella Maris de Leixões proporciona um ambiente calmo, num amplo salão onde podem, falar com as famílias, ver tv, com serviço de bar, wi-fi, uma capela, uma sala de jogos e sempre há alguém para auxiliar e dar informações. Existe ainda um pequeno hotel com 18 quartos, com banho privativo, tv por caba, rodeado por um belo jardim.

Organograma

Direção

Presidente: Padre Francisco Andrade Moreira da Costa

Tesoureiro: Diácono José Agostinho Carvalho Moreira

Vogais: Doutor José Manuel Teixeira Monteiro da Rocha

              Sr. Pedro Fonseca Araújo

 

Conselho Fiscal

Cte Miguel Duarte Baltasar de Holbeche Beirão

Arqº António Fernando de Sousa Pinheiro

Cte António Manuel da Silva Ferreira